quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é vaginite?


Vaginite é uma inflamação dos tecidos vaginais que pode ocorrer em mulheres de qualquer idade e ser causada por diversos organismos que infectam a vagina e também por substâncias irritantes, tais como o sabonete ou talco.
Alguns microorganismos que causam a vaginite são sexualmente transmissíveis, exemplos deles são: 

- Um fungo chamado Candida albicans produz um corrimento espesso e esbranquiçado;

- Um protozoário denominado Tricomonas vaginalis que causam um corrimento vaginal espumoso e mal cheiroso;

- Ou o crescimento exagerado de uma bactéria que é normalmente encontrada em vaginas saudáveis pode gerar um corrimento cujo odor lembra peixe.

A vaginite também pode ser causada devido ao estresse, má higiene e alguns produtos irritantes como preservativo, gel espermicida, roupas que retém a transpiração e etc.

Quais são os sintomas?

O sintoma principal da vaginite é o excesso de umidade ou um corrimento de aspecto amarelado na vagina. Um tipo de corrimento leitoso é considerado normal em todas as mulheres.

Você também pode perceber um odor desagradável proveniente da vagina. Coceira e ainda uma vulva com aspecto avermelhado, inchada que pode estar dolorida ou coçando. Se houver dor na região inferior do abdome ou um sangramento menstrual irregular deve-se procurar um médico com urgência.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem simular a vaginite. Se você manteve relações sexuais sem o uso de preservativos e desenvolveu alguns dos sintomas acima, procure o médico.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é obtido através de exames realizados no consultório e laboratório que podem incluir a análise do corrimento vaginal, exame de urina e diversas culturas.

Como é procedido o tratamento?

Objetivo do tratamento é eliminar os microorganismos ou irritantes que estejam causando os sintomas.
Infecções são tratadas com antibióticos, antifúngicos, cremes ou pomadas bactericidas, comprimidos ou supositórios vaginais. O seu médico pode lhe recomendar a abstinência sexual por um tempo e recomendar o tratamento do seu parceiro sexual de modo a prevenir a reinfecção.
A vaginite que é causada por substâncias irritantes geralmente resolve-se ao serem retirados os agentes agressores. Em alguns casos é necessário adicionar ao tratamento o uso de cremes com corticóides ou com outros hormônios.

Qual a duração dos sintomas?

Os sintomas geralmente diminuem e desaparecem após um dia de tratamento. A infecção diminui em torno de uma semana com o tratamento. É muito importante que se tome a medicação corretamente durante o tempo prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam antes, para prevenir a reincidência.

Que cuidados devem ser tomados?

Para diminuir os sintomas banhe-se com sabonete neutro e água morna (não quente). Passe uma esponja suavemente pela região genital, nunca esfregue e use roupas soltas e roupas íntimas de preferência de algodão e mantenha a área genital seca.

Entre em contato com o seu médico quando houver mudança no aspecto do corrimento em relação a cor, consistência ou volume.

Para evitar a vaginite o indicado é tomar banho diariamente com sabonete suave e água quente, usar roupas intima de algodão principalmente ao fazer exercícios físicos, evitar meia calça por muito tempo em dias quentes e úmidos, de preferência a papeis higiênicos sem perfume ou tinta e evite espermicidas de suas diversas formas. São esses pequenos cuidados que te ajudam a manter uma vagina saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário