terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que é uma prostatite?


Prostatite é o nome de uma inflamação que se dá na próstata. Existem três tipos de prostatite: aguda infecciosa, crônica infecciosa e não infecciosa.

A prostatite aguda infecciosa é causada por bactérias, necessitando tratamento com urgência, a base de antibiótico. Os seus sintomas têm início súbito e são geralmente severos, incluindo febre, tremores e ardor miccional. Dos três tipos é a mais fácil de diagnosticar, porque os sintomas imediatamente chamam a atenção do doente e do médico. Uma visita ao médico ou a um serviço de urgência é essencial, sendo a hospitalização por vezes necessária. O tratamento se for precoce, é muito eficaz. 


A prostatite crônica é também causada por bactérias, embora possa também ser devida a fungos ou parasitas. Do mesmo modo, requer medicação com antimicrobianos, mas os resultados são freqüentemente ruins, não se conseguindo a cura da doença. Ao contrário da infecção aguda, os seus sintomas são pouco intensos, podendo incluir vontade de urinar freqüente, sensação de urgência urinária, ardor ou dor miccional e uma eventual dor na região do períneo.

A prostatite não infecciosa é mais freqüente do que a prostatite infecciosa e os  sintomas são mínimos, semelhantes ao da prostatite crônica infecciosa, mas não é causada por bactérias nem por fungos, sua verdadeira causa é desconhecida. O tratamento é muitas vezes difícil, já que a terapia antibiótica é ineficaz. São úteis, em alguns casos, tratamentos de ação cientificamente duvidosa, mas que conseguem efetiva melhoria das queixas dos doentes.
Apesar do seu nome, a prostatite infecciosa, tanto aguda como crônica, não pode ser considerada uma DST (doença sexualmente transmissível) pois não é uma doença contagiosa.

O modo como a próstata pode ser infectada não é muito claro. Sabe-se que os agentes causadores de prostatite geralmente provêem da uretra, por refluxo de urina infectada para o interior dos dutos prostáticos. Certas condições ou procedimentos médicos aumentam o risco de se contrair a doença. De fato, você passa a ter um risco aumentado de ter uma prostatite se: 

• Tem uma próstata muito aumentada de volume (hipertrofia benigna da próstata) provocando dificuldade miccional;
• Teve recentemente uma infecção urinária;
• Tem uma qualquer malformação congênita do aparelho urinário.

Como se confirma um diagnóstico de prostatite?

Se um médico suspeitar que você tem uma prostatite ou qualquer outro problema prostático, deve enviá-lo a um urologista  para confirmar o diagnóstico. O diagnóstico de prostatite é essencialmente clínico, baseado nas queixas e sintomas do paciente. Contudo, por vezes é necessário confirmar esse diagnóstico, especialmente quando se trata de uma recorrência da doença. Nesse caso pode ser necessário realizar alguns exames. A próstata é um órgão interno, pelo que o médico não a pode observar diretamente. Mas pode senti-la através do reto com o chamado toque retal, que permite dados preciosos sobre a dimensão da glândula, a sua forma, a sua consistência, as eventuais alterações de textura.

Qual o tratamento de uma prostatite?


O tratamento depende do tipo de prostatite. Para tratar uma prostatite aguda infecciosa é preciso uma terapêutica antibiótica durante 7 a 14 dias. Quase todas as infecções agudas ficam curadas com esse tratamento. Medicamentos analgésicos devem também ser administrados, para aliviar a dor e o desconforto. Embora raramente, a hospitalização seja necessária. Se a prostatite for do tipo crônica infecciosa, pode precisar de fazer uso de antibióticos por um período muito maior, entre 4 a 12 semanas. Mesmo assim, só cerca de 60% dos doentes ficam curados com este tratamento. Nos casos que não respondem à terapêutica, um esquema com antibiótico em baixa dose e por um longo período pode ser a única maneira de aliviar os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica da próstata, geralmente feita com técnicas endoscópicas, que utilizam a própria uretra como via de acesso, dispensando o desconforto de uma incisão na parede abdominal.
Se você sofrer de uma prostatite não infecciosa, não precisa de antibióticos, mas pode necessitar de outro tipo de medicamentos. Por exemplo, os alfabloqueantes, drogas que relaxam o tecido muscular prostático e reduzem a dificuldade miccional, podem ter bastante êxito. Uma dieta sem álcool, café ou picantes também podem aliviar os seus sintomas.

Deve ter em mente as idéias de que o diagnóstico só pode ser oferecido por um medico, e o tratamento correto é essencial para o tipo de tratamento. A prostatite é uma doença tratável, mesmo nos caso em que não é curável, seus sintomas podem ser amenizados desde que o tratamento seja seguido à risca. Por não ser uma doença contagiosa, o paciente pode ter uma vida normal, sem nenhuma contra-indicação e sem medo, pois uma prostatite não aumenta o risco de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário