quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS


Em 1º de dezembro comemoramos o Dia Mundial de luta Contra a AIDS, data que surgiu em outubro de 1987 por uma decisão da Assembléia Mundial da Saúde, com apoio das Nações Unidas e desde 1998 passou a ser adotado no Brasil. Este é um dia tirado para refletir e discutir os avanços da epidemia, mas a data serve para reforçar principalmente a solidariedade, compaixão com os ‘soropositivos’, pessoas infectadas pelo HIV.

O vírus HIV, causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A AIDS pode ser transmitida através de relações sexuais sem preservativo, da mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, transfusão ou contato com sangue contaminado com o HIV, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2010, já foram registrados mais de meio milhão de casos da síndrome no Brasil. A maior taxa de aumento de casos no pais foi no Amazonas, em pessoas de 15 à 24 anos nas classes C, D e E, se tornando o público alvo principal da campanha. Porém mesmo com esse aumento alarmante o estado ainda fica atrás do Rio Grande do Sul e Roraima.

A mensagem da campanha deste ano remete o combate ao preconceito como base do estabelecimento do comportamento preventivo a novas infecções e para cuidados e ações de qualidade de vida dos portadores do vírus. Ao promover um dia como momento de discussão das questões relacionadas ao HIV, ressalta-se a vulnerabilidade ao vírus entre jovens, especialmente aqueles que estão sob estigma e preconceito, ainda que possa alcançar todos os grupos da diversidade humana, em suas diferenças de orientação sexual, condição econômica ou social.

Fita vermelha

A fita vermelha retorcida, é o símbolo de luta contra AIDS, partiu do grupo Visual AIDS, de Nova York, em 1991 quando um dos artistas sugeriu a criação de um símbolo único, público e que mostrasse solidariedade em relação aos portadores HIV.

Em 1992 nascia em Londres a Red Ribbon Internacional, uma ONG responsável pelo controle dos usos do símbolo internacional de luta contra a AIDS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário