segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Uma nova orientação sexual?

A assexualidade é uma “orientação sexual” onde o indivíduo não sente nenhuma atração sexual, seja pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo. Há quem considere uma disfunção sexual, nada mais do que um distúrbio que faz com que o indivíduo não tenha nenhuma vontade ou desejo de praticar relação sexual.


Pode ter causas como problemas hormonais, desenvolvimento tardio de atração, abuso sexual e até mesmo repressão sexual. Muitas pessoas consideradas assexuadas desconsideram estes motivos sendo que para alguns indivíduos que possuem este fator relatam que não sente nenhum tipo de angústia.

Entre as pessoas que foram identificadas como assexuadas, cerca de 3% da população mundial, existem entre elas a presença ou a ausência de uma direção sexual ou de atração romântica. Assim, há indivíduo que contam com ambos, já outros com apenas um dos fatores e outros com nenhum. Mas para muitos, ser um indivíduo assexuado é não possuir nenhuma direção sexual, atração romântica ou até mesmo ambos.

Para os indivíduos que possuem sentimentos de atração romântica, possuem também desejos por relacionamentos românticos, no entanto, estes se encontram em uma situação complicada e difícil, pois não é comum encontrar ou se apaixonar por pessoas que sejam assexuadas.

Constrangido por ser diferente, um norte-americano de 17 anos criou o site www.asexuality.org para desabafar. Acabou reunindo grupo de 40 mil pessoas com o mesmo perfil. Após ler o site, Elisabete Oliveira, da faculdade de Educação da USP, começou a pesquisar o assunto e criou o assexualidades.blogspot.com.

O assexualismo ainda é um assunto recente e não se sabe muito sobre o mesmo, sendo que há especialistas que concluíram que pode ser considerado como uma orientação sexual, como o homossexualismo e bissexualismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário