quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A AIDS na terceira idade


Sabemos que todo aquele conceito de grupos de risco já não existe mais, a AIDS não escolhe classe social, lugar e muito menos idade. Apesar de não existirem dados concretos, a doença atinge uma certa porcentagem de idoso, podendo ser ainda mais letal na melhor idade
A fragilidade do sistema imunológico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnóstico de infecção por HIV, vírus causador da AIDS. Isso ocorre por que, com o envelhecimento, algumas doenças tornam-se comuns. E os sintomas da AIDS podem ser confundidos com os dessas outras infecções.
Tanto a pessoa idosa quanto os profissionais da saúde tendem a não pensar na AIDS e, muitas vezes, negligenciam a doença nessa faixa etária. E o diagnóstico tardio de AIDS permite o aparecimento de infecções cada vez mais graves e compromete a saúde mental (podendo causar até demência).
Quanto mais cedo começar o tratamento correto da AIDS, mais o soropositivo ganha em qualidade de vida. Por isso, recomenda-se fazer o teste. É rápido, seguro e pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário