quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estudo constata diferenças de comportamento entre líderes homens e mulheres




Quando o assunto é liderança, homens e mulheres guardam certas diferenças quanto a seus comportamentos emocionais. As mulheres, por exemplo, toleram melhor situações incertas do que os homens.

Além disso, o sexo feminino se sente mais confortável com adversidades do que o sexo oposto e também lida mais facilmente com as mudanças e prospera em situações adversas. Essas foram algumas das conclusões de um estudo feito pelo Korn/Ferry Institute, com mais de 4 mil presidentes de empresas nos Estados Unidos de ambos os sexos.

Influência da maternidade

Apesar do estudo ter sido realizado com profissionais norte-americanos, a professora de psicologia organizacional e do trabalho da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Carmem Rittner, acredita que isso seja uma característica também das brasileiras. Carmem ainda pontua que as mulheres, principalmente pelo fato de serem (ou poderem ser) mães, tendem a se importar mais com a opinião dos outros do que os chefes masculinos.
As mulheres, segundo explica Carmem, em situações em que não podem controlar todos os elementos nem ter certeza do sucesso, apostam na equipe. Esse comportamento é ligeiramente diferente dos homens. Essa análise confirma a outra diferença entre os sexos apontada pelo estudo do instituto.
Elas se importam mais

Essa diferença ocorre na empatia. As mulheres  em geral se importam mais com os sentimentos e as preferências dos demais membros da equipe do que os homens. Elas também conseguem antecipar com mais facilidade a reação das pessoas do que os líderes masculinos.

Segundo Carmem, as mulheres têm mais facilidade de interpretar o que o outro quer e ainda sempre procuram levar em conta as opiniões. Essa habilidade de interpretar melhor as coisas, na prática, quer dizer que as mulheres entendem melhor os sinais que a equipe manda e, além disso, prestam mais atenção ao seu ambiente.
Essas características das líderes femininas estão novamente ligadas a uma série de questões do próprio equipamento biológico. Ser mãe é algo que modifica a forma como as mulheres leem o ambiente. "Elas precisam saber lidar melhor com incertezas, sobretudo, por conta da dificuldade de interpretar os desejos e necessidades das crianças", afirma Carmem.
Energia mental

A pontuação do estudo ainda mostrou que, em termos de energia, as mulheres superam os homens. Na pesquisa, energia quer dizer energia mental e resistência do profissional, levando em conta ainda sua capacidade de sustentar o pensamento analítico por mais tempo.
Em questões que envolvem o aspecto emocional do comportamento profissional, esses foram os três elementos que os homens e as mulheres apresentam diferenças. Em outros três aspectos, por outro lado, os sexos mostram plena similaridade.
Semelhanças

Questões voltadas à compostura, humildade e confiança são aquelas em que homens e mulheres não mostram diferenças, de acordo com a pesquisa. Dessa forma, tanto homens como mulheres parecem ter a mesma capacidade de lidar com novos estilos de trabalhos, trabalham da mesma forma sob pressão e não se frustram com facilidade.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário