quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conheça os exames necessários para boa saúde sexual feminina

Em todas as fases da vida, a mulher sempre busca estar bonita e com a saúde em dia. Portanto, algumas atitudes são sabidamente importantes: passar protetor solar para preservar a pele das rugas e manchas, alimentar-se em intervalos mais curtos e dando preferência aos alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, fazer exercícios físicos regularmente e dormir com qualidade. Mas, além dessas práticas, a mulher que espera envelhecer de maneira saudável nunca deixa de cuidar da sua saúde íntima. Por isso é tão importante que ela consulte regularmente seu ginecologista e faça os exames preventivos recomendados para cada etapa da sua vida. 


O Professor Adjunto de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Thomaz Gollop, explica que o ideal é que a mulher consulte o ginecologista uma vez por ano a partir do momento em que inicia sua vida sexual. "Mas, antes disso, o aconselhamento do especialista é igualmente importante. Este profissional pode orientar quanto aos métodos para evitar uma gravidez indesejada, por exemplo", afirma.  
O especialista recomenda também que a partir da adolescência as mulheres passem a cada dozes meses por um exame clínico de toque vaginal, que inclui a verificação das mamas. Igualmente de suma importância é a realização periódica do Papanicolau, capaz de diagnosticar a presença de infecções e células cancerosas no colo do útero. 

Quando o Pananicolau indica alguma suspeita, o diagnóstico é confirmado através do exame de colposcopia, que consiste na observação do colo do útero através de um microscópio. 

Mais uma dica: quando possível, para as adolescentes, é indicada a vacinação contra o HPV (Human Papillomavirus), um vírus que está intimamente relacionado ao aparecimento do câncer do colo de útero. Apesar da vacina ser administrada apenas na rede particular e ainda não fazer parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), é importante para prevenção contra infecções provocadas por este micro-organismo. 

Já na fase dos 40 anos, é recomendada a realização da mamografia anual para detecção precoce do câncer de mama. Quando há histórico da doença na família, o exame pode ser realizado a partir dos 35. 

Em relação ao câncer de ovários, o ginecologista muitas vezes solicita a ultrassonografia pélvica. Mas, de acordo com o especialista, este exame não é muito eficiente para detectar estágios precoces da doença. "A ultrassonografia pélvica não substitui o exame clínico. Mais importante, nesse caso, é acompanhar a paciente", diz. 

Na fase do climatério, quando começam a aparecer os primeiros sintomas da menopausa, além da mamografia anual, seria importante também o acompanhamento das mamas através da ultrassonografia.
Gollop esclarece que é um exame de alto custo, mas bastante preciso para a identificação de nódulos iniciais e lesões. 

Ainda durante o climatério, é essencial realizar o exame de densitometria óssea. "Como na menopausa a mulher para de produzir certos hormônios, é comum o aparecimento da osteoporose. Portanto, a cada 2 anos, o exame de densitometria óssea é importante para iniciar um tratamento precoce", finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário