terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ciúme, esse mal que acaba com os relacionamentos



Você é daquelas que só de o companheiro demorar um pouquinho mais para atender o telefone já pensa que ele está te traindo? Ou é o contrário, você é que sofre com o ciúme do maridão? 

No final das contas não importa, o ciúme é um sentimento universal que acomete a ambos os sexos, mesmo que de forma um pouco diferente: pesquisas mostraram que os homens tendem mais a sentir o ciúme sexual e as mulheres o emocional. Seja como for, lá vai uma boa notícia – os óleos essenciais podem ser uma saída para quem quer se livrar do relacionamento doentio, sem abrir mão do parceiro.

É isso mesmo, especialistas afirmam que a Aromaterapia pode influenciar tanto no comportamento do casal, que essa pode ser uma dica quente para regular as coisas sem apagar o fogo do amor e sexo. Estudos ao redor do mundo já mostraram que o ciúme é uma emoção que acompanha a Humanidade desde o início dos tempos, e ele é normal quando se ama alguém, dentro de alguns limites.

Misto de insegurança pessoal e baixo autoestima, ele é mais doentio quando o ciumento sente-se ameaçado o tempo inteiro na relação e está sempre disposto a descobrir alguma coisa errada que o outro está fazendo. A pessoa no fundo sente-se inferiorizada em relação ao parceiro – e é aí que os óleos essenciais entram, procurando regular esse sentimento.

A ideia é influenciar no comportamento estimulando áreas do cérebro através do aroma. O princípio é o mesmo de quando você sente um cheiro ou um perfume que traz boas lembranças da infância, por exemplo.

Aqui há algumas dicas quentes de óleos essenciais que podem fazer efeito emocional através de suas propriedades aromaterápicas, já que cada um deles age de uma forma diferente no cérebro. Alguns são tipicamente brasileiros, como o Pau Rosa, que é ótimo para pessoas muito críticas, trabalhando a flexibilidade nas avaliações dos outros e a própria noção de felicidade. Já o de Rosas, um dos mais tradicionais e sofisticados, resgata a autoestima e a confiança em si mesmo, trabalhando medos e o desequilíbrio de emoções.

Há ainda os Ylang Ylang, que atinge principalmente as áreas do egoísmo e do ciúme propriamente dito, além de ser conhecido como antidepressivo e afrodisíaco. Os casos mais graves devem ser tratados também com o de Litsea Cubeba. Com um cheirinho que parece de capim limão, ele mexe com a rigidez dos sentimentos, levando mais clareza aos relacionamentos e combatendo o medo e a insegurança ou desconfiança. 

Fonte: http://mulher.net/2013/04/05/

Nenhum comentário:

Postar um comentário