terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sobre o esperma: entenda os mitos e verdades

Sobre o esperma, na teoria, estuda-se na aula de Biologia. Mas, na prática, descobrimos algumas curiosidades sobre aquele fluido, bem mais tarde. 



O esperma provoca algumas reações, tem odores, que só conhecemos quando iniciamos a vida sexual. E é a respeito dessas curiosidades que conversamos com Raphael Feres, urologista do hospital Balbino. Confira.

Colabora para o crescimento dos pelos

É mito. E muito comum entre adolescentes, que juram de pés juntos que os pelos crescem em áreas onde o esperma alcança. Mas, agora que crescemos, imagina se fosse assim! "Quando o menino começa a se masturbar, na puberdade, é a mesma época em que começa a desenvolver pubianos, concomitante à produção do esperma. O menino ejacula, cai esperma na região pubiana e ele acha que é por conta do contato. Mas é só coincidência", explica Raphael Feres, urologista do Hospital Balbino. 

Gel modelador' de cabelo

É verdade. "Funciona, porque tem proteína. Exatamente como acontece com a clara de ovo. Quando em contato com os fios, assim que ressaca, com a perda de seus nutrientes, ela gruda e fixa o cabelo. É muito semelhante o processo de um e de outro", esclarece o especialista. Mas, alô, alô, vamos combinar. Se é para usar um recurso doméstico e/ou supernatural, que escolhamos a clara de ovo. No mínimo.

Engolir faz mal

É mito. Exceto, se o homem tem alguma doença, é bom lembrar. "O fluido, em si, não faz mal. Faz mal porque o sexo oral pode transmitir doenças. HPV, HIV, sífilis, gonorreia. E isso pode, inclusive, trazer consequências mais sérias, como o câncer no colo do útero, da garganta, da faringe", esclarece Raphael.

Quando ingerido, irrita a garganta

É verdade. Isto, porque ele se acomoda na garganta e causa uma irritação. "O esperma tem aderência. Isso é parte da composição proteica dele. A função não é ser escorregadio, isso é papel dos fluidos da mulher. Justamente, para aderir na parede do canal vaginal e do útero e, assim, não desperdiçar espermatozoides. Se fosse fluido, não se acomodaria o tempo necessário para fecundar o óvulo", explica Raphael. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário