sexta-feira, 17 de maio de 2013

Homens que “cuidam da casa” fazem menos sexo?


Embora muitas mulheres afirmem categoricamente que preferem homens que lavam e passam roupa, cozinham e limpam a casa, um estudo recente mostrou que, pelo menos no que diz respeito à vida sexual de casais, essa preferência não é tão clara.


Ao analisar dados de 4,5 mil casais americanos heterossexuais, os pesquisadores relataram que aqueles em que a mulher executava tarefas tradicionalmente “femininas” faziam sexo 1,6 mais vezes do que aqueles que dividiam as tarefas de modo igualitário.

Os resultados contrariam também a ideia de que o sexo poderia ser uma “recompensa” para os maridos que fogem do “esperado” e fazem outras tarefas da casa. “O sexo parece sair do reino convencional da troca (…) e [o estudo] sugere a importância de papéis de gênero na frequência sexual em casamentos heterossexuais”, escrevem os autores da pesquisa, publicada no periódico American Sociological Review.

“O casamento hoje não é o mesmo de 30 ou 40 anos atrás, mas há algumas coisas que permanecem importantes”, ressalta a pesquisadora Julie Brines. “Sexo e trabalhos domésticos ainda são aspectos-chave de dividir uma vida, e ambos estão relacionados à satisfação marital e à maneira como os esposos expressam sua identidade de gênero”. Os dados analisados foram coletados de 1992 a 1994 – para os autores, um período não tão distante a ponto de comprometer a validade das informações.

Simples assim?

Sabino Kornrich, um dos autores do estudo, alertou os maridos folgados: não usem os resultados da pesquisa como desculpa para não ajudar a limpar a casa e cozinhar. “Homens que se recusam a ajudar em casa podem aumentar os conflitos no casamento e diminuir a satisfação de suas esposas”, lembra.

Analisando “de fora”, a antropóloga Ruth Mace, da University College London (Reino Unido), faz algumas ressalvas. “Sexo e trabalhos domésticos são áreas notoriamente difíceis de se obter dados”, diz. As pessoas podem mentir (ou mesmo se recordar de forma equivocada) sobre quantas tarefas de casa costumam realizar e quantas vezes costumam fazer sexo.

Além disso, pode haver outras variáveis envolvidas no processo, que teriam ficado de fora das análises – há mulheres que se sentem “no comando” quando a manutenção da casa depende delas, ou elas talvez não tenham expectativa de que o marido vá ajudar em tarefas domésticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário