quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Orgasmos femininos: vaginal, clitoriano, anal e outros tipos

Especialistas explicam a diferença entre eles e ensinam a chegar lá

O corpo arrepia, a pele fica quente, os batimentos cardíacos se tornam intensos e a respiração também fica mais rápida. Todas essas sensações, juntas, costumam ser sentidas por uma mulher que chega ao ápice do prazer. Mas, apesar de existirem alguns sintomas recorrentes, nem sempre o prazer é igual, pelo contrário: existem diferentes tipos de orgasmos femininos e também diferentes formas de chegar lá.


“As sensações do orgasmo são semelhantes, porém nem sempre ocorrem da mesma maneira. Podem variar de intensidade e duração das sensações, de acordo com o estímulo realizado”, comenta a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli.

E é aí que mora o grande segredo, nos estímulos! “O que existe são pontos diferentes de gatilho. O orgasmo pode ser originado através do estímulo do clitóris, estímulo vaginal ou ambos. Vale lembrar que outras zonas podem ser erógenas e quando estimuladas gerar muito prazer na mulher, como os mamilos e até mesmo a pele. Tudo vai depender do desprendimento de cada mulher e da sua capacidade de se explorar e descobrir em seu corpo o que mais a agrada”.

Orgasmo Clitoriano


É aquele que acontece com o estímulo no clitóris e é o mais fácil de alcançar. Isso porque esse é um órgão de fácil acesso e pode ser acariciado sem muitas dificuldades. “O clitóris possui muitas terminações nervosas, o que favorece chegar ao clímax após estímulo correto”, explica Dra. Erica.

Como chegar lá: A masturbação aqui é a grande arma. “A mulher precisa ter conhecimento do seu corpo para que tenha um orgasmo”, afirma a sexóloga Luciane Secco. Sabendo bem onde sente mais prazer, a mulher pode guiar o parceiro para que, durante as relações a dois, ela também atinja oorgasmo clitoriano. Existem também algumas posições sexuais que favorecem o prazer feminino e que podem ajudar.

Orgasmo Vaginal 


 o que leva a mulher ao prazer pela penetração na vagina, onde há aquele famoso e polêmico Ponto G. “É possível após estimulação e penetração vaginal, porém pela dificuldade em localizar o ponto de maior prazer, muitas mulheres têm mais dificuldade em conseguir atingir o orgasmo através desse ponto de gatilho”, garante a ginecologista Dra. Erica Mantelli.


Como chegar lá: Não é muito fácil encontrar lá dentro o lugar exato para ser estimulado, mas uma boa comunicação pode ajudar. Aponte para o parceiro o jeito que te dá mais prazer e invista nele. Mas, se você quiser ser mais exata e ir cegamente à procura do Ponto G, a  ginecologista Dra. Glene Rodrigues Faria descreve sua localização: é a área colada à parede superior da vagina, logo na entrada, antes da uretra.

Orgasmo Anal


Como diz o próprio nome, ele pode ser atingido por meio do sexo anal. Essa região também pode fornecer muito prazer às mulheres, mas são poucas as que aceitam esse tipo de relação, graças ao medo da dor que podem sentir.


Como chegar lá: Segundo a sexóloga Carla Cecarello, diretamente, é muito raro conseguir chegar ao orgasmo somente pelo ânus, mas é possível. O jeito é estar com muita vontade e se entregar, relaxando e se deixando sentir prazer. Para ajudar, alguns truques podem garantir um sexo anal sem dor.

Orgasmo Perineal 


O períneo muitas vezes passa despercebido no sexo, mas pode ser importantíssimo para atingir o orgasmo. Ele fica na região entre a vagina e o ânus, que, segundo a Dra. Erica, é rica em vasos sanguíneos e, por isso, se torna altamente sensível. “Ele incha com a excitação, aumenta a irrigação e a sensibilidade e o ponto pode se transformar em uma zona erógena para homens e mulheres”.


Como chegar lá: O primeiro passo é conhecer o períneo. Depois, apresente-o ao parceiro e peça por carícias no local. Com os estímulos certos, ele aumenta as contrações da vagina e podem dar muito mais prazer ao casal.

Como atingir o orgasmo 


As dicas podem ajudar a ter prazer, mas as especialistas alertam para a preocupação exagerada em encontrar esses diferentes tipos de orgasmo. Segundo elas, a fixação pode acabar prejudicando a relação.
“Essa diferença é muito mais teórica do que prática. Se para muitas mulheres já é tão difícil chegar ao orgasmo, imagina nutrindo essa neura de ter um tipo x ou y ou procurar o Ponto G. O importante é se conhecer e ter prazer”, avalia a sexóloga Luciane Secco.


Dra. Erica Mantelli concorda. “Independente da maneira que a mulher atinge o orgasmo, ter prazer durante o ato sexual é fundamental para a saúde sexual. Se a mulher notar dificuldade em atingir orgasmo, ausência total do orgasmo ou qualquer outra alteração que a incomode e dificulte sua vida, é preciso conversar abertamente com seu ginecologista para identificar e tratar possível disfunção”, finaliza a especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário