segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Michael Douglas estava certo

O vírus do papiloma humano (HPV) é mais comum do que se pensa. E pode, sim, causar câncer


Michael Douglas pôs o HPV na boca do povo. O ator americano virou notícia ao afirmar que seu câncer na garganta foi provocado pelo vírus do papiloma humano, supostamente adquirido pela prática de sexo oral em alguma infectada. Mesmo que agora negue, ele trouxe à tona um problema de saúde pública e privada.

O HPV é a causa de várias enfermidades tanto em homens quanto em mulheres. Ele ataca principalmente as nossas mucosas — isso inclui língua, interior da boca, amígdalas, garganta, vagina, colo do útero, vulva, pênis e ânus. A transmissão do vírus ocorre quando as mucosas sadias de alguém encontram as mucosas contaminadas de outro alguém. Pelas regiões envolvidas, você já deve ter imaginado: contatos sexuais são o principal meio de contágio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum do mundo.

Pesquisas mostram que o risco de desenvolver infecções cresceu nos locais onde mais se pratica sexo oral – segundo a OMS, o encontro de línguas e genitálias está em alta. A boca, com toda a mucosa em suas redondezas, é uma entrada privilegiada para o HPV. Se nela houver uma mínima ferida (uma afta, uma gengivite ou mesmo algo que não possa ser visto a olho nu), já há perigo de contaminação. Há risco mesmo no sexo oral com preservativos: tanto a camisinha masculina quanto a feminina não protegem 100% contra o vírus, já que o HPV se espalha por toda a região genital deles e delas. O que resolve mesmo é não fazer sexo ou fazer o exame de papanicolau como prevenção para as mulheres.

Há também uma vacina contra o HPV, mas a verdade é que ela previne contra todos os tipos do vírus. Para nós, pobres machos, infelizmente ainda não existe uma prevenção totalmente efetiva.

Uma vez instalado no corpo, o HPV não sai mais de lá. Ele pode não causar doenças – e muitas vêm e vão sem provocar nenhum dano. O problema é que novos estudos estão relacionando a presença do vírus ao aumento de casos de câncer oral e de faringe. E é aí que entra Michael Douglas: nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 26 mil novos cânceres atribuíveis ao HPV ocorrem a cada ano (18 mil entre as mulheres e 8 mil entre os homens). Casos de câncer de boca e garganta estão aumentando em Reino Unido, Finlândia, Suécia e Brasil, principalmente entre jovens.

Ou seja: uma doença que antes era um duvidoso privilégio de fumantes e bebedores inveterados agora inclui os praticantes do sexo oral. Michael Douglas pode até ter se enganado em seu diagnóstico, mas não estava falando nenhuma besteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário