sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fazendo sexo com meu ex

Todos sabem que não existe uma única maneira de terminar um relacionamento, mas frequentemente, surgem situações que nos impedem de encerrar o ciclo. Uma delas é continuar a manter relações sexuais depois do término do relacionamento, ainda que com a concordância de ambas as partes.



Como ocorre com todas as questões que discutimos nesse espaço, os cenários são múltiplos. Vamos começar pelo mais confuso, a meu ver, que é o casal que, depois de se separar, vê o sexo se tornar ainda melhor. É curioso, mas acontece. Quando o relacionamento é angustiante e existe um sentimento de dependência afetiva, ou quando tudo é motivo para brigas, dificilmente a sexualidade é satisfatória. Mas após o rompimento, recuperamos a tranquilidade, as amizades e os projetos pessoais, e a adrenalina desses encontros proibidos e inesperados é  muito excitante. O problema é que, nessas condições, é difícil se separar definitivamente e iniciar outro relacionamento – caso este seja o desejo de ambos.

Outra situação: o casal que continua a fazer sexo porque não consegue romper definitivamente. A sexualidade pode não ser seu ponto forte, mas por dependência emocional, continuam a se encontrar e a ir para a cama. É o típico relacionamento em que os dois terminam, depois voltam, terminam de novo, sem conseguir sair desse círculo vicioso.

Terceira possibilidade: quando o encontro erótico acontece depois de um bom tempo, em que ambos puderam elaborar a dor da perda e não há questões pendentes. O reencontro pode até ter alguns toques emotivos, mas que não produzem confusão. Como diz o ditado popular, “é brasa coberta de cinzas”. Creio que é a opção menos arriscada do ponto de vista afetivo, desde que haja clareza de propósitos de ambos os lados. O reencontro pode até ser muito bonito, e uma forma de ficar com lembranças melhores do que as que compartilharam tempos atrás.

Como vocês bem sabem, este não é um espaço que julga nem determina quais comportamentos são bons ou maus. Diante da possibilidade de voltar a ter relações sexuais com seu ex, apenas recomendo que você reflita bem sobre seus motivos e se pergunte: para quê? Para manter a esperança de um retorno? Para não perdê-lo? Para não se sentir solitária? Para aproveitar bons momentos com alguém que a satisfaz na cama? Depois de responder a essas perguntas, analise se vale a pena, se o encontro abrirá novos caminhos, ou se simplesmente a manterá presa a um passado que não permitirá uma evolução.

E você, já viveu alguma experiência parecida com seu ex? Como foi? Esperamos seus comentários, eles sempre nos enriquecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário