quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lançada primeira revista gay em árabe


Em uma sociedade rígida fundamentada nos princípios islâmicos, a homossexualidade além de pecado, é um assunto polêmico e crime.

E foi nesse cenário que surgiu a "Mithly", que significa "Igual a nós" e é a primeira revista circular em árabe, voltada para o público gay num país de maioria muçulmana.

A revista foi lançada também na internet, e seus acessos ja passam de 1 milhão desde seu lançamento em abril. E para causar ainda mais furor os 200 exemplares impressos na Espanha foram distribuidos clandestinamente nas principais vias da capital Rabat.
 
Uma revista simples com apenas 20 páginas que evitou fazer provocações ou atrair leitores com pornografia e consumismo. Sua primeira edição trouxe assuntos como o Dia Internacional da mulher, as repercuções das manifestações contra o show de Elton John no festival Mawazine, em Rabat, depoimentos de homossexuais que se assumiram publicamente e um conto do escritor marroquino Abdellah Taïa, autoexilado em Paris ha 10 anos.

No Marrocos, a homossexualidade é punida com prisão de seis meses à três anos e rende multas muito pesadas, mas, mesmo assim não houve nenhum pronunciamento oficial do gorverno marroquino e nem das principais autoridades islâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário