segunda-feira, 17 de março de 2014

Fazer sexo embriagada dificulta o orgasmo

Consumir álcool reduz a lubrificação e sensibilidade, retardando ou impedindo a obtenção do prazer



Muitas pessoas pensam que consumir bebida alcoólica durante um encontro ou antes darelação sexual irá ajudá-las a relaxar, entrar no clima e ter uma experiência mais prazerosa. Apesar de o álcool contribuir, sim, para a redução de inibições, bem como de certos bloqueios emocionais, ele pode, na verdade, dificultar o alcance do orgasmo tanto para homens quanto para mulheres.

Os efeitos do álcool no desempenho sexual masculino são bastante conhecidos. Porém, a substância também pode prejudicar a experiência feminina, impedindo ou dificultando a obtenção do prazer. No geral, as pessoas que não bebem reportam melhor resposta sexual,orgasmos mais prazerosos e maior satisfação sexual do que aquelas que consomem álcool antes da relação.

Em entrevista à revista americana Cosmopolitan, a sexóloga clínica Kat Van Kirk explicou por que transar alcoolizada leva à dificuldade ou impossibilidade de gozar. Segundo ela, os fatores envolvidos são tanto físicos como psicológicos.

Os efeitos do álcool no sexo

Em relação ao desempenho masculino, o problema vai além da dificuldade em ter e manter a ereção. O homem pode não ter a concentração necessária para realizar preliminares ou estimulação direta no clitóris, o que, para a maioria das mulheres, é um fator determinante para o alcance do orgasmo.

Já no caso delas, a resposta sexual tende a diminuir com o consumo de álcool. A vasoconstrição, que leva ao inchaço dos tecidos vaginais que torna a vagina receptiva à penetração, diminui, assim como a lubrificação. Isso pode causar dores e desconforto durante a relação. Pesquisas mostram que mesmo as mulheres que consumem quantidades pequenas de álcool reportam maior demora para atingir o orgasmo, além de intensidade reduzida.

Por fim, a redução na capacidade de julgamento e concentração – efeitos conhecidos do álcool – podem levar a preocupações no momento do sexo, impedindo a mulher de gozar. Essas encanações podem surgir se o casal não estiver usando preservativo, por exemplo, ou se a mulher se arrepender da decisão durante o ato. Este tipo de questão costuma levar a sentimentos de ansiedade, afetando a habilidade feminina de relaxar e ter um orgasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário