terça-feira, 18 de junho de 2013

Encontros a partir da internet são mais bem sucedidos, diz estudo inédito

As teorias de que redes sociais acabam com relacionamentos caíram por terra. Um novo estudo sugere que casais que se conhecem pela internet são mais propensos a engatarem um namoro bem sucedido.



A pesquisa, publicada na revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências, foi conduzida pelo neurocientista americano John Cacioppo, da Universidade de Chicago, e foi, de longe, o maior estudo feito sobre o tema, que perturba tantos solteiros e casados que vivem no mundo virtual.

A partir de uma pesquisa feita entre 19.131 adultos norte-americanos, que se casaram entre 2005 e 2012, Cacioppo descobriu que 35% dos participantes havia encontrado seu parceiro na internet, mais do que através de amigos, no trabalho ou na escola/faculdade. "Fiquei surpreso ao ver que mais de um terço dos relacionamentos começaram online", disse o neurocientista à Scientific American.

O perfil das pessoas que usam a internet como recurso para encontrar sua alma gêmea é de homens e mulheres mais velhos, mais ricos, mais educados e mais bem sucedidos do que os que optaram pelos métodos mais 'tradicionais', segundo as estatísticas.

No entanto, apenas cerca de 45% desses encontros se deram em sites focados nessa missão. O resto ocorreu por meio de redes sociais, como Facebook e MySpace, blogs e fóruns de discussão. "Surpreendentemente, descobrimos que os casamentos que foram iniciados online estavam associados a melhores resultados", disse Cacioppo ao site Nature. Cerca de 94% dos relacionamentos que começaram na internet duraram, pelo menos, até o momento da pesquisa, em 2012.

Mas, por que será?

A equipe de Cacioppo também identificou que encontrar o parceiro na internet, segundo a pesquisa, está associado a uma menor taxa de separações do que quando o encontro se dá offline. Casais que se conheceram on-line também relataram uma maior taxa de satisfação conjugal.

A pesquisa mostra que alguma coisa nos encontros virtuais leva a melhores resultados amorosos na vida real. Apesar de esse 'algo mais' não ter sido alvo do estudo, as possibilidades incluem acesso a mais parceiros em potencial e ao fato de que a comunicação eletrônica revela melhor quem está do outro lado da tela do computador. A diferença consiste no fato de que as pessoas retratam seu verdadeiro 'eu' em determinadas redes sociais. Em chats online, ele aponta, você pode ter uma persona inventada, enquanto redes sociais como o Facebook e o MySpace podem promover uma maior autenticidade.

Cacioppo, no entanto, viu sua esposa pela primeira vez, pessoalmente, em uma conferência. "Eu virei para ela e disse: 'Se eu começar a roncar, dê-me um soco'", lembra ele, em entrevista à Scientific American. Não era uma cantada, segundo ele, mas deu certo. "Ainda estamos em lua-de-mel", diz sua esposa, Stephanie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário