quinta-feira, 6 de junho de 2013

A explicação da paixão

A paixão tem uma explicação lógica, que se encontra nos hormônios que o ser humano produz. Dessa forma a testosterona se traduz em luxúria ou desejo ardente por sexo, já o amor e envolvimento emocional  explica-se pelos altos níveis de dopamina e norepinefrina. A atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura é justificada pela ocitocina e vasopressina.



Apesar dos hormônios, a razão, fantasia, emoção e aprendizagem se misturam no cérebro no dia a dia sexual, controlando e dando as respostas da excitação, ejaculação, sensações de prazer e regulando também as respostas emocionais e afetivas do comportamento sexual.

É natural que a sexualidade também se apresente ao nível dos estímulos visuais e na  participação muito importante da emoção e sobretudo na aprendizagem. O resultado pode ter maior ou menor eficácia dando aos parceiros, maior ou menor prazer. Porém é possível que a paixão tenha prazo de validade, e alguns estudos referem que esse tempo em que as sensações e modificações fisiológicas se dão varia entre 18 a 30 meses, mas sendo ou não verdade o importante é aproveitar a experiência e se permitir apaixonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário