segunda-feira, 14 de maio de 2012

Saiba como revigorar o seu relacionamento



Foto: David Castillo Dominici

Tratamento anti-idade para revigorar o seu relacionamento!


Assim como a pele, seu casamento ou namoro também está sujeito aos efeitos do tempo. E os segredos para cuidar do seu romance são parecidos com o que você tem com suas linhas de expressão: é preciso dedicação, investimento e um pouquinho de paciência. Se sua vida a dois anda meio sem graça e precisando de um novo gás, é hora de abrir o pote milagroso de serviços que NOVA oferece a você. Nosso antiage do amor vem com sete princípios ativos exclusivos que garantem um relacionamento renovado. E o melhor: não custa nada!

Princípio ativo: TOLERÂNCIA


Efeito: AUMENTA A ELASTICIDADE
Não confunda com subordinação. Esse ingrediente trata de compreender as diferenças e aprender a lidar com elas. Lição que a gerente de redes sociais Juliana Ricci, 35 anos, aprendeu. "No começo do namoro, achava ótimo o Junior ser desencanado. Sou muito pé no chão e gosto de planejar todos os nossos passos, principalmente os que envolvem dinheiro." Mas, depois que casaram, Juliana começou a se incomodar: "Precisei aprender a ser tolerante. Não é que ele não dê importância, apenas lida com os problemas de maneira mais tranquila", conta.
Todos temos defeitos, e algumas dessas características não mudam nunca. Se existem atitudes que incomodam demais, é hora de se perguntar se a relação vale mesmo a pena. "Quando alguma atitude aparece em excesso, o melhor caminho é mostrar que atingiu seu limite", afirma a psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa, de São Paulo. Mas tenha cuidado para não se tornar intolerante e excessivamente autoritária. Algumas diferenças são boas e trazem equilíbrio para a relação.

Princípio ativo: MIMOS


Efeito: RESGATA A HIDRATAÇÃO
Nada de pensar que só porque estão há muito tempo juntos não precisa mais tratá-lo bem. Fazer pequenos agrados reaviva o amor. A professora Ligia Calando Mendes Mecca, 24 anos, sabe bem o que é isso. "Sempre que possível, surpreendo meu marido com um jantar especial ou um presente fora das datas comemorativas. Ele adora e retribui. É a maneira que encontramos de reafirmar nossos sentimentos", conta.
Ana aconselha que atitudes como essa sejam frequentes, de ambos os lados. "Muitas mulheres vivem cobrando de seus parceiros atos de romantismo. Mas é preciso saber se o que você faz o agrada e também procurar descobrir se ele não está dando demonstrações de carinho que você não percebe. As pessoas têm maneiras bem diferentes de manifestar o que sentem", afirma. Quem sabe em vez das flores e de um vestido novo ele não ande proporcionando a você gargalhadas espontâneas, orgasmos múltiplos ou até mesmo poupando-a de se preocupar com coisinhas chatas, como fazer a revisão do carro?

Princípio ativo: SOLUCIONADOR DE BRIGAS


Efeito: SUAVIZA AS RUGAS
Desculpe, de verdade, as pequenas mancadas. "Conflitos mal resolvidos criam rugas. Essas questões acabam voltando e contaminando novas situações com mágoas do passado", diz a terapeuta de família Lana Harari, de São Paulo.
Sabe aquela vez em que ele se esqueceu do seu aniversário? Pois é, já faz um século e, mesmo assim, todo ano você se lembra disso. A lavação de roupa suja precisa ter começo, meio e fim, até porque ninguém gosta de viver de DR - nem mesmo as mulheres. "Antes de criticar o parceiro, reflita sobre a sua parcela de responsabilidade. Assim, poderá falar com mais segurança sobre o que sente. E, quando estamos mais confiantes, não precisamos gritar ou agredir", conclui a psicoterapeuta Sâmara Jorge, de São Paulo.
A publicitária Caroline Ventura, 25 anos, diz que nada a incomoda mais do que ver o namorado, Fernando, 27 anos, de bico. "Ele é muito ciumento e implica com coisas que nem percebo. Aí fecha a cara e nem conversa comigo direito. Nessas horas, o jeito é parar para resolver, caso contrário ele vai despejar a mágoa sobre mim dias depois. E eu não vou nem me lembrar do que está falando", conta.
Passar por cima das brigas como se nada tivesse ocorrido só faz com que os ressentimentos se acumulem, gerando discussões cada vez mais intensas e frequentes. "Ambos devem chegar a um consenso e encerrar esse capítulo com o compromisso de assumir sua participação na solução do problema", afirma Lana. E lembre-se: em um bom diálogo, além de falar, é preciso ouvir.

Princípio ativo: COMUNICAÇÃO


Efeito: DELETA MARCAS DE EXPRESSÃO
Se no começo da relação tudo são flores, elogios, apelidos carinhosos e concordâncias sem fim, com o tempo a comunicação começa a sofrer ruídos. Expressar-se com sinceridade sem ferir é como andar em uma corda bamba, e muitos casais adotam a lei do silêncio para evitar discussões. Lembre-se de que, além das palavras, gestos, olhares e trejeitos também revelam nossos sentimentos. "Por isso não adianta fingir que está tudo bem, pois uma hora a ferida aparece", alerta Sâmara.
Ok, dar carona várias vezes à colega mais gostosa do escritório e não mencionar nada foi péssimo. Mas o que você vai dizer a ele precisa passar por um filtro. "Na maioria das vezes, a mulher é dramática ao expor seus sentimentos. Já o homem é prático, fala o necessário. Então, quando você dá um sermão, ele se cansa, não acompanha e pensa que é exagero", avalia Ana. É muito melhor falar "Não me sinto à vontade sabendo que isso acontece e não gostaria mais que você mentisse para mim" do que disparar palavrões e acusá-lo de traição.
"Evite fazer afirmações taxativas, pois isso irá despertar nele a necessidade de se defender e a conversa vira uma guerra. Modere o tom de voz e aponte como se sentiu. Traga o foco para você, não para ele", aconselha a psicóloga. Por mais que o gato repita os mesmos deslizes, não faça acusações do tipo "Você sempre me deixa sozinha nas festas dos seus amigos". Prefira algo como "Eu me sinto meio deslocada nesse tipo de festa". Sem se sentir acuado, ele ficará mais sensível à sua queixa.

Princípio ativo: SEXO


Efeito: GARANTE MAIS VIÇO
Pequenas atitudes preventivas evitam transformar o quarto numa geladeira com o passar dos anos. "Com o tempo, o casal não ousa mais. Passa a fazer do sexo uma obrigação, e não um ritual de prazer", diz Ana. Para evitar que isso aconteça, mantenha sua individualidade, seus amigos e atividades que envolvam outras pessoas. "Isso pode até gerar certa insegurança, o que é ótimo para evitar a acomodação", afirma a psicóloga.
O cansaço e a falta de tempo também podem fazer a frequência sexual diminuir. E isso não é, necessariamente, sinal de que algo está errado. Se você percebe que ele anda distante, invista na sedução. "Sexo não é só à noite, na cama. Começa desde cedo, com gestos de carinho, toques, beijos e pequenas provocações", diz Sâmara. "E jamais faça comentários inadequados sobre a aparência ou a virilidade dele", sugere a psicóloga.

Princípio ativo: ÍMÃ DO MESMO HOMEM


Efeito: RENOVA O BRILHO
Engana-se quem pensa que a monogamia seja sinônimo de monotonia. Não importa quantos parceiros você tem, mas sim quão disposta está para investir na sedução, mesmo que o alvo seja um só. "Não é raro receber em meu consultório homens e mulheres que dizem não reconhecer a pessoa por quem se apaixonaram. Isso acontece porque, com o tempo, deixam de se cuidar, de se interessar pelo outro e perdem o humor", diz Sâmara.
Um bom antídoto é traçar planos em comum. "Casais que querem permanecer juntos por muito tempo precisam ter metas de curto, médio e longo prazo, senão a relação não resistirá às reviravoltas da vida e ao crescimento de cada um", avalia. E aqui não entram apenas os sonhos de consumo, como a casa própria ou a viagem incrível, mas também ter filhos, fazer um curso juntos ou praticar sexo tântrico.
LIFTING IMEDIATO:
Se você não conseguir colocar nada disso em prática, talvez seu relacionamento precise de um tratamento de choque, que remova as células mortas e promova um up no sentimento. Que tal começar um curso ou workshop juntos? "Pense no efeito dominó: se resolver dar uma virada e agir diferente, as chances de o outro reagir positivamente são grandes", diz a terapeuta de família Lana Harari. Também é preciso avaliar se vale a pena continuar cansando sua beleza com essa relação. Se a resposta for positiva, a psicoterapeuta Sâmara Jorge aconselha: "Resgatem bons momentos e abram espaços para arejar, namorar, passear. Crises fazem parte e, se bem cuidadas, podem aprofundar e fortalecer o amor e a relação", diz. Para a terapeuta sexual Ana Canosa, nada como uma viagem romântica para reconectar os pares. "Escolha um cenário que desperte boas lembranças. Tente refazer roteiros de uma época em que foram felizes, como o local onde passaram a lua de mel. Um enredo conhecido reativará o romance", garante.


Texto Melissa Diniz - http://nova.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário