terça-feira, 17 de abril de 2012

Pesquisa revela que homofóbicos sentem atração por pessoas do mesmo sexo

Foto: Simon Howden

Uma pesquisa realizada pelas universidades de Rochester, Essex e Califórnia, nos Estados Unidos, revelou os homofóbicos sentem atração por pessoas do mesmo sexo. O comportamento muitas vezes até agressivo em relação aos homossexuais seria uma forma de reprimir o desejo sentido que, por vários motivos, a pessoa considera errado, como a criação que seus pais lhe deram.
Publicada no mês de abril no “Journal of Personality and Social Psychology”, a pesquisa continha quatro experimentos diferentes, cada  um envolvendo aproximadamente 160 estudantes universitários, entre alemães e norte-americanos. Com o objetivo de explorar a atração sexual explícita e implícita dos participantes, os pesquisadores mediram as discrepâncias entre o que as pessoas diziam sobre sua orientação sexual e como eles reagiam durante uma tarefa.
Para o primeiro experimento, imagens e palavras eram mostradas aos participantes em um computador e, então, era pedido para que as classificassem como “gay” ou “heterossexual”. Na segunda parte, os estudantes foram incentivados a buscar fotos de pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto. Os dois experimentos foram realizados para entender a atração sexual implícita.
Nos dois experimentos finais, os pesquisadores buscaram informações sobre o tipo de criação familiar dos estudantes e suas opiniões políticas e crenças. Para medir o nível de homofobia em sua própria casa, os participantes responderam questões, como: “Seria ruim para minha mãe descobrir que ela estava sozinha com uma lésbica” ou “Meu pai sempre que possível evita homens gays".
De acordo com a pesquisa, os resultados obtidos fornecem evidências novas para apoiar a teoria psicanalítica de que o medo, ansiedade e aversão por pessoas homossexuais pode ser uma reação de quem se identifica com o a opção sexual, mas não aceita isso. De acordo com o estudo, são pessoas que negam e reprimem seus desejos por medo do julgamento alheio.

FONTE: Tadashi HP - Tadashi Murata


Nenhum comentário:

Postar um comentário