quinta-feira, 22 de março de 2012

A importância da água e a realização de eventos para sua preservação.


O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde 1993. De acordo com uma resolução da Assembleia Geral da ONU, cada país deve realizar eventos que tratem da preservação deste recurso natural.

Na Rússia, onde o consumo é um dos mais altos; mais de 100 mil pessoas estão participando de uma maratona que se iniciou dia 12 e irá até o dia 25 de março, em sete regiões do país.
Em São Paulo, no Parque do Piqueri, acontecerá uma caminhada. O local foi escolhido por já ter sido parte do trajeto do Rio Tietê. Endereço: Rua Tuiuti, n° 515 – Tatuapé. Horário: A partir das 14:00 hrs.

Em Maceió, as atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água começam dia 19 e irão até dia 25 de março. A programação contará com faixas espalhadas pela cidade, onde a meta é chamar a atenção das pessoas para mostrar a escassez que a água pode proporcionar à produção de alimentos no mundo, pois boa parte da água consumida está incorporada aos alimentos. 

Estatísticas mostram que para produzir um quilo de carne, são necessários 15 mil litros de água. Além disso, o crescimento urbano, a industrialização, as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas e as catástrofes naturais, têm afetado diretamente os sistemas urbanos de água.

Na cidade francesa Marselha, ONGs estão reunidas discutindo sobre um tema de grande importância para todos: água. A sede do VI Fórum Mundial da Água, que pretende buscar soluções para a gestão do recurso e sugerir discussões sobre o tema para a Rio+20 – conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá no Brasil em junho.

Dono de uma das maiores reservas de água doce do mundo, onde mais da metade encontra-se na Amazônia e na Bacia do Rio Tocantins, o Brasil é um dos protagonistas nesse fórum. 

De acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a demanda de água aumentará em 55% até 2050. A previsão é que neste ano, 2.3 bilhões de pessoas suplementares - mais de 40% da população mundial não terão acesso à água, caso nenhuma medida seja tomada.

Problemas também são recorrentes entre países com rios transfronteiriços, que compartilham recursos hídricos, como ocorre no Egito e o Sudão ou ainda entre Turquia e a Síria e o Iraque. Na China, Índia, Oriente Médio e no norte da África, cerca de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água.

Segundo diferentes estudos de organizações, 800 milhões de pessoas no mundo não tem acesso à água potável e 2.5 bilhões não tem saneamento básico. A meta do milênio é que 80% da população mundial tenha acesso em 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário